segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Viva Los DJs!

Salve salve, galera VIP! Tudo bem com vocês? Curtiram bastante o feriadão? Mais uma semana se inicia e o blog está cheio de novidades para compartilhar com vocês. 
Lembram do post PLAY que eu fiz aqui para o blog? Pois então.. Ao longo da divulgação recebi muitos elogios sobre o setlist que montei e também recebi algumas perguntas referentes ao meu gosto pelos DJs locais. Confesso que fiquei na dúvida porque gosto de alguns, mas sempre tem aquele com o qual a gente se identifica mais, né? Sendo assim, resolvi criar três posts semanais, um a cada semana, respondendo quais são as minhas preferências por DJs. Gostaram? 
Para começar, vou me deter a falar sobre um DJ sergipano que particularmente eu gosto e me identifico muito pelo som que produz. Já assistí algumas apresentações dele e garanto, ele manda muito bem nas pick ups! Estou me referindo a Junior Versianni, popularmente conhecido como DJ Versianni. Com um leque de tracks bastante amplo e diversificado, Versianni tem se destacado na cena eletrônica sergipana pelos sets que produz, pela competência e pelo dinamismo em agradar  o seu público. O evento mais próximo no qual ele estará se apresentando será o Odonto Fantasy 2012. Quem puder/quiser, dá uma passada na tenda eletrônica da festa pra conferir o som dele. Garanto que vocês não irão se arrepender!







A convite do blog, Versianni aceitou nos dar uma entrevista falando um pouco mais do seu trabalho, contando como foi que tudo começou, quais as suas referências e etc. Enfim, confiram abaixo a entrevista.


Blog: Como foi que surgiu a ideia de ser DJ?
DJ: Foi uma evolução natural da minha paixão pela música em versões remixadas. Como todo adolescente, quando comecei a curtir música, coincidiu com o surgimento das primeiras versões remixes de músicas nacionais (RPM, Kid Abelha, Léo Jaime), em 1985. O remix já era muito comum em músicas estrangeiras, mas estava começando a pegar aqui no Brasil. E aquilo me fascinou, ouvir as músicas que eu já gostava de uma forma ainda melhor. Daí comecei a gravar fitas de programas de rádio onde passavam as versões e comprar discos que tivessem a palavra “remix”. Nos programas, descobri a figura do DJ, que tocava as músicas em sets sem interrupções, misturando os remixes. E a curiosidade natural foi saber como faziam aquilo. Daí o aprendizado veio primeiro em casa, tentando editar músicas em fitas K-7, depois com equipamentos de amigos, gravando sets pra eles até o primeiro contrato e cachê, em 1993, quando começa a minha vida profissional como DJ. 1985?? K-7?? Ok, tudo bem... sei que sou um dinossauro!! kkkkk



Blog: Qual o seu ponto de vista com relação a cena eletrônica aqui na cidade?
DJ: Aqui temos uma grande dificuldade em criarmos público. Pela falta de espaços dedicados somente ao gênero e por influência dos outros ritmos regionais, sempre em maior destaque. Mesmo quem curte eletrônico, muita vezes escolhe ir numa festa de axé/arrocha/pagode em vez de prestigiar o evento por que a maioria de seus amigos vai estar lá. Mas temos resistido e espero que um dia possamos ter baladas exclusivas com DJs todo final de semana, com um bom número de público, que vá de coração aberto pra curtir as novidades que pesquisamos e levamos para a pista de dança.



Blog: O que um DJ precisa para ser bom naquilo que faz?
DJ: Acho que podemos resumir em: paixão, dedicação, cultura musical, criatividade e simplicidade. Com isso, os resultados aparecem sem precisar você encher o saco de ninguém!


Blog: Pra você, o que é mais importante: tocar pra pista ou tocar as músicas que você mais gosta por prazer pessoal?
DJ: Público satisfeito é que é o nosso maior pagamento. Todo DJ tem que estar conectado com o público à sua frente, através das músicas que ele toca. E nem sempre serão as que ele mais gosta. Essa é nossa missão: emocionar as pessoas, conduzí-las, hipnotizá-las e proporcionar sorrisos nos rostos e aquela irresistível vontade de dançar. Pra isso acontecer, alguns fatores são fundamentais: conhecer o público que vai te ouvir, a filosofia do evento/local onde você estará se apresentando e uma coisa que só a estrada e horas de experiência trarão: a capacidade de somar esses fatores com a “leitura” que é feita na hora em você que você está tocando, percebendo a reação das pessoas. Este “feeling” vai dizer que caminho tomar. Eu faço uma pesquisa musical intensa e apresentar novidades e tendências também é obrigação de todo DJ. Mesmo numa pista “comercial”, onde só rolam hits de rádio, vou dosar com algumas novidades e músicas que me fascinaram, pois sei que vão fascinar também outras pessoas. Afinal as músicas que todos gostamos já foram inéditas algum dia, não é mesmo?



Blog: Quais são as suas referencias/inspirações como dj (outros djs, fontes de pesquisas)?
DJ: Mais do que citar nomes gringos, prefiro reverenciar aqueles que são exemplos de profissionais competentes pra mim e também de pessoas que admiro pela generosidade, personalidade, cultura, dedicação e, claro, talento! Há muitos Djs que gosto e por qualidades diversas.
Em nossa cidade, pelas difíceis condições de levar adiante a cultura DJ, poderia citar muitos aqui mas vai meu abraço especial aos parceiros: Marcos Mad, Celso, JK, Cafú, Cello. Aos ídolos do Nordeste: Only2Brothers (Mostarda e Nando Du B.) (PE), Santz (BA), Dany Andrade (PB). E pelo Brasil afora, um salve para o Jay Borba (MG), Marcelo Mistake (RJ), Alex Hunt e Rafael Yapudjyan (SP).
Pesquisas? Não existe DJ sem ela. Mas hoje em dia, é praticamente impossível acompanhar tudo que é lançado. Há blogs, torrents, promos que recebo nos emails. Temos que checar o que está bombando nos charts e paradas, daí ouço em média 100 músicas novas por dia, filtrando e selecionando o que pode fazer a diferença nos meus sets.




E pra finalizar esse post com chave de ouro, Versianni criou um SET EXCLUSIVO para o blog e para os leitores VIPs. Demais, né?! Já adianto que o set está incrível, galera! Com característica comercial, a ideia do DJ foi juntar as melhores músicas que fizeram sucesso em 2012, já que o ano está acabando, e reuní-las em um único set. Eu amo todas sem excessão! E espero que vocês também gostem. Agradeço mais uma vez ao Junior pela participação aqui no blog e obrigado por fazer da nossa vida uma constante festa! Viva los djs!
 



E aí, curtiram a entrevista? Baixem agora o Set Best Of 2012 Exclusivo Acesso VIP e divirtam-se!

9 comentários: